HISTÓRIA

Esplanada Liberdade deve transformar região em novo polo turístico de SP

O projeto da Esplanada Liberdade, que promete revitalizar o tradicional bairro oriental da capital, começou a sair do papel após três décadas de discussões. A iniciativa surgiu em 1995, com a aprovação da Lei nº 11.867, de autoria do então vereador e atual diretor executivo de Projetos Estratégicos da SP Negócios, Aurélio Nomura, que criou o chamado Boulevard Liberdade.

A proposta inicial nasceu de uma conversa entre Nomura e o então diretor da Emurb (hoje SP Urbanismo), Celso Matsuda, e previa a construção de um estacionamento sobre a Radial Leste-Oeste. A ideia não avançou por inviabilidade econômica, mas voltou à pauta em diferentes administrações municipais: foi retomada na gestão da ex-prefeita Marta Suplicy, ganhou impulso no governo Bruno Covas e agora se concretiza com o prefeito Ricardo Nunes.

Segundo Nomura, o projeto vem sendo apresentado em eventos, como a Festa da Cerejeira do Parque do Carmo, com ampla repercussão positiva. Ele afirma que a obra terá impacto direto no fortalecimento da identidade do bairro, na valorização da cultura oriental e na expansão da vocação turística da região.

A expectativa é que a escolha da empresa responsável pela execução ocorra até o fim do ano. A conclusão da obra está prevista para três anos após o início dos trabalhos.

Rolar para o topo